A Pousada
Europa
A Pousada Europa foi idealizada e construída pelo imigrante alemão “Horst John Lemke”, por volta de 1994. Johnny era conhecido como o Velho Marinheiro, pois, no período pós-guerra mundial ele, natural de Hamburgo, embarcou num navio transatlântico alemão e, de ajudante de cozinha, passou a cozinheiro-chefe, tornando-se um mestre de cozinha, especializando-se em frutos do mar.
Viveu no mar durante 10 anos. E em 1958 fixou residência em São Paulo. Em 1960 Johnny inaugurou o famoso Chopp Halle, na praia de Pitangueiras, Guarujá-SP. Durante as folgas, na época em que a Rodovia Rio-Santos era apenas uma trilha de areia e barro, juntou suas economias e construiu uma Pousada na praia de Juquehy, em São Sebastião-SP. Hoje é Juquehy Praia Hotel.
No início dos anos 90 Johnny vendeu o hotel e se mudou para Artur Nogueira, construindo assim a Pousada Europa, toda em estilo europeu (alguns apartamentos tem 2 banheiros, sendo um com vaso sanitário e outro com chuveiro e pia, exatamente como na velha Europa) com um restaurante de pratos típicos alemães e frutos do mar, fazendo enorme sucesso. Mas como era um “Homem do mar”, não se adaptou à vida do campo e em dezembro de 1996 vendeu a Pousada para Alberto Bróglio, o Bertinho, este ex-comerciante de móveis e eletrodomésticos, natural de Pedreira-SP, descendentes de italianos.
Com essa mudança, vieram as novas ideias. Então, a partir daí, a Pousada melhorou ainda mais, com a construção de: Lago para pesca esportiva, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, playground, trilhas para caminhadas, viveiros com animais (coelhos, tartarugas, patos, galinhas, etc), e foram plantadas mais de 400 árvores nativas e frutíferas, além da instalação de portão eletrônico, câmeras de vídeo, internet sem fio e o aumento do número de apartamentos de 7 para 20 unidades.
No ano de 2000, fomos incluídos no Guia 4 Rodas Brasil, com méritos, e desde então, temos recebidos seus leitores do Brasil e do exterior, com autoridade e competência que temos, de uma das melhores Pousadas da região.